Foto arquivo Diário
Fontes do Diário confirmaram que o governador Eduardo Leite (PSD) deve vir a Santa Maria na próxima segunda-feira (1º) para assinar a ordem de início das obras de reconstrução da ponte sobre o Arroio Grande, na RSC-287, a seis quilômetros do trevo do Aeroporto, e também do Arroio Barriga, entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais. A ponte do Arroio Grande desabou em 30 de abril de 2024, no início da grande enchente que assolou o Estado. Logo depois, o Exército colocou uma ponte móvel para restabelecer o tráfego, mas formaram-se longas filas. Meses depois, uma segunda ponte metálica foi instalada, mas ainda gera problemas de lentidão e risco ao trânsito. Nesta semana, houve um acidente com carros que se bateram e ficaram engavetados.
Em agosto de 2024, a concessionária Rota de Santa Maria havia prometido, em reunião com o Ministério Público, que iniciaria a obra da ponte do Arroio Grande em novembro de 2024. Mas o projeto só foi aprovado pela Secretaria Estadual da Reconstrução em abril de 2025. A Rota disse, então, que só iniciaria a construção se o projeto do acesso de 800 metros à nova ponte fosse aprovado também, o que ocorreu nesta semana.
Nesta quinta à tarde (28), a assessoria do Palácio Piratini confirmou ao Diário que há previsão de vinda do governador Eduardo Leite a Santa Maria na próxima segunda-feira (1º), mas sem detalhes da agenda e do horário. Ainda há chance de a agenda mudar de data. (Colaborou Jaqueline Silveira)